segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Fauvismo no Brasil

Já explicamos que o período fauvista foi relativamente curto e ocorreu na Europa, principalmente na França. Como então poderia ocorrer no Brasil? Existe uma grande diferença entre período e estilo. Um período da arte é um intervalo de tempo em que o estilo predomina e evolui. Já o estilo são as características do período e não tem um tempo determinado. Se alguém pintar algo seguindo as características fauvistas, estará pintando no estilo fauvista, não importa se esteja no período ou não.


Aqui no Brasil nunca houve pintores que pintassem declaradamente no estilo fauvista, mas conseguimos notar em alguns as características nítidas deste período. É o caso de Artur Timóteo, um pintor que após ir a França, em 1906 e 1907, voltou pintando telas com grande intensidade e variedade de cores. Do mesmo modo conseguimos encontrar lampejos fauvistas nas obras de pintores como Navarro da Costa. Porém não há dúvidas que o pintor mais fauve do Brasil foi Inimá José de Paula, que pintou muitas obras seguindo o estilo.

2 comentários:

Unknown disse...

ola! gostaria de saber mais sobre as criticas da época, além de LOUIS. Se foram muitas, o que diziam os demais críticos, ou estudiosos da época.
obrigada!

Unknown disse...

Grande artista brasileiro, mestre no fauvismo: Martinho de Haro. Ganhador do premio de bolsa de viagem à europa na década de 1930. Valeria colocar imagem de alguma obra deste pintor.